X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Atlas Drag

Por Régis Amora

Data: 11 de agosto. Horário: 19h30 às 20h30

Local: Youtube Curta o Gênero

 

Sinopse: Atlas drag, editado pela {lp} press, surge a partir do projeto A Estética da Montação, selecionado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza. Na publicação Régis Amora reúne, material de sua pesquisa em performatividade de gênero, sejam imagens produzidas pelo autor, apropriação de imagens e acervo pessoal de artistas drag cearenses, numa experiência visual pelas escolhas estéticas desses artistas ao longo das últimas décadas.

“Com a imagem e tudo que cabe dentro dela é que Régis nos convida para uma festa: o corpo da fotografia e o corpo que se monta inauguram, juntos, um outro lugar, uma ampliação de possibilidades.”- Marília Oliveira em texto no livro.

 

Autor:

Régis Amora

Artista que faz uso de diversos tipos de mídia dedicando-se, atualmente, a investigar as relações entre arquivo, memória e performatividades de gênero em seu trabalho. Membro fundador do Descoletivo. Diretor de Comunicação do Ifoto – Instituto da Fotografia do Ceará (gestão 2014 – 2015). Finalista do prêmio La Salita, na Espanha, com o ensaio Corpos. Em 2016, teve a exposição individual CINE CASA como parte da Seção Oficial do Festival Internacional Outono Fotográfico, na Galícia. Em março de 2017, lança a publicação Séries sobre o Sutil, selecionada no Programa Produção e Publicação em Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Em setembro do mesmo ano, lança o fotolivro TEMPO IMPERFEITO, a partir do I Edital de apoio a projetos com temática LGBT.  Em 2019, abre a exposição Linha de Costa, com curadoria de Bitu Cassundé, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Dirigiu, em 2020, a websérie DIVINE VIVE. Em 2022, apresenta o trabalho CINE CASA em formato de livro de artista na exposição Alteridades, na Lovely House, em São Paulo.

 

Debatedora:

Tiffany Plazza

Drag queen, cantora e estudante de Música Popular na UFRGS, de Porto Alegre (RS). Mistura diversas referências no seu trabalho, que vão de patricinhas de filmes de comédia até monstros de filmes de terror. Possui um canal no YouTube onde se apresenta de forma humorística, usando o canal como uma espécie de palco e de interação com o público. Faz parte do blog Grafia Drag, formado por pesquisador*s da UFRGS e outras universidades, além de artistas drag e transformistas interessad*s em produzir e fazer circular os saberes provindos das montações. 

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados