IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral
Brasil, Ano Zero – Estado, Gênero, Violência (Pré-lançamento)

Brasil, Ano Zero – Estado, Gênero, Violência (Pré-lançamento)

Por Berenice Bento

Data: 18 de agosto. Horário: 17h40 às 18h20

Quais as conexões entre o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, os reiterados ataques às questões dos gêneros e das sexualidades, o aumento da miséria e a eleição de Bolsonaro? Os artigos reunidos no livro Brasil, ano zero se caracterizam pelo esforço original de oferecer interpretações que negam dois tipos de determinismos; 1º.) o que atribui à natureza biológica a explicação da produção das identidades. Em diversos artigos, a autora irá discutir os efeitos perversos de uma concepção que define nossos desejos e identidades a partir de estruturas neurais, hormonais ou cromossomáticos.

Se este já um debate clássico nos estudos feministas (a tensão entre natureza e cultura), com o governo Bolsonaro ele é amplamente atualizado nos marcos de um governo da morte e da negação da diferença. 2o) o de caráter epistemológico e que se caracteriza por atribuir valores absolutos a uma categoria analítica. Negar o determinismo economicista (fundado na prerrogativa explicativa da classe social) pelo de gênero ou de raça não é uma alternativa porque leva a coisificação da realidade.

Assim, as classes sociais, os gêneros, as sexualidades, as raças (no sentido político) são categorias acionadas nos textos aqui reunidos de forma sistêmica. E nesse processo de complexificação, a família (e não apenas o mundo público, a exemplo do mercado de trabalho) ocupa um lugar de destaque nas análises. A grande contribuição de Brasil, ano zero são as torções que provoca nas respostas binárias e essencializadoras para compreender as ações dos sujeitos e suas interações.

Autora: Berenice Bento

Professora do Departamento de Sociologia da UnB e pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa.

Mediadora

Karla Bessa

Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU (Unicamp). Atua nos programas de pós-graduação em Multimeios e Ciências Sociais (Unicamp)

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados