X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Gênero em perspectiva

Por Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski

Data: 12 de agosto. Horário: 19h30 às 20h30

Local: Youtube Curta o Gênero

 

Sinopse: Gênero em Perspectiva reúne textos de diferentes áreas, História, Direito e Educação, visando apresentar a potencialidade do campo em relação à diversidade teórico-metodológica e também temática. São seis capítulos, dois deles historiográficos que apontam para questões estruturais das relações de gênero, sobretudo em relação à discriminação e violência. Dois deles da área do Direito conduzem a reflexões distintas, seja para pensar a complexidade das relações de violência, seja para pensar o ecofeminismo. Na Educação, dois capítulos nos fazem pensar sobre questões contemporâneas fundamentais como a relevância da escola, do ensino de História, mas não somente ele, abordar as questões de gênero, sobretudo após a pandemia do COVID-19 evidenciar as desigualdades sociais existentes e a urgência de transformações que tornem o mundo mais justo. Com abordagens diferentes, os capítulos aqui reunidos demonstram o potencial dessa área de estudos, tanto no que diz respeito à necessidade de análise da sociedade em perspectiva histórica, quanto no despertar o olhar e no impulsionar as ações para as mudanças que são urgentes. Compreendendo as estruturas sociais que geram preconceito, discriminação e violência é possível repensar o modo de agir no mundo estabelecendo outras formas de relações sociais que dignifiquem a vida.

 

Organizadora:

Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski

Professora adjunta do Curso de História da UFMS. Pesquisadora das áreas de Gênero, Ensino de História e Patrimônio Histórico Cultural. No mestrado em História desenvolvido na UFPR, pesquisou sobre os crimes sexuais e a histórica culpabilização das vítimas e no doutorado em História na UFSC pesquisou as implicações das relações de gênero em casos de suicídio.

 

Debatedoras: 

Claudia Regina Nichnig

Historiadora, advogada e doutora em Ciências Humanas (UFSC), na área de Estudos de Gênero. Pós doutora em História e Antropologia Social, atua como professora visitante no Programa de Pós Graduação em História (UFGD).

 

Zuleide Maria Matulle

Graduada em História pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (PR), especialista em Cultura, Memórias e Patrimônio pela mesma instituição, mes­tre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com área de concentração em História, Cultura e Identidades (2015-2017). Atualmente é professora no município de Porto União (SC) e desenvolve pesquisas voltadas à história local, imigração alemã, Estado Novo, repressão, mulheres e o nazismo.

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados