X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Travestilidades em diálogo na pista acadêmica

Por Marco Aurélio Máximo Prado e Rafaela Vasconcelos Freitas

Data: 11 de agosto. Horário: 20h30 às 21h30

Local: Youtube Curta o Gênero

 

Sinopse: Este livro, que reúne uma diversidade de autores, autoras, temas, posições teóricas e apreensões políticas, tem origem em uma pesquisa, desenvolvida em 2015, sobre as sociabilidades de travestis na cidade de Belo Horizonte – um marco na trajetória de estudos quantitativos e qualitativos sobre as travestilidades no Brasil. Considerando que boa parte das pesquisas quantitativas sobre as experiências travestis foi produzida tendo a aids como referência, este trabalho intencionou muito mais criar pontes de diálogo entre a pista das ruas e as pistas acadêmicas, a partir da produção conjunta sobre as diversas sociabilidades travestis na cidade. Ele espelha, assim, um processo tensionado pelos movimentos sociais trans e travestis do país de provocar o mundo acadêmico a dialogar com as experiências não mais tomadas como objetos de investigação, mas, agora, como narrativas dialógicas sobre os direitos, o corpo, o sexo, o trabalho, as violências e as condenações que muitas vivências da diversidade até hoje enfrentam. Aqui, essas pontes entre as duas pistas são posições de levante e enfrentamento.

 

Organizadores:

Marco Aurélio Máximo Prado

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH). É doutor em Psicologia Social pela PUC-SP e fez estágio de pós-doutoramento na Universidade de Massachusetts/Amherst com apoio da Fundação Fulbright. Atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na graduação em Psicologia e na Formação Transversal em Gênero e Sexualidades: Perspectivas Queer/LGBTI, todos na UFMG. É bolsista do CNPq.

 

Rafaela Vasconcelos Freitas

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-doutoranda e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra a equipe do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX/UFRGS) e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG).

 

Debatedora:

Neta Honorato Batista

Estudante do curso de Pedagogia da UECE, militante da UNEGRO, União de Negras e Negros Pela Igualdade, e integrante do Coletivo Paulo Freire de Educação Popular. Faz parte do Viva Palavra e da UJS atuando como diretora estadual de políticas LGBTs, além de participar de outros movimentos sociais, contribuindo em diferentes frentes de luta. Educadora popular e social, escritora, poeta e performer, atua nas áreas de Teatro e Dança.

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados