IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Apresentação

Há mais de um ano iniciamos a construção desse Seminário, atentas e atentos a dois vetores principais, os temas emergentes nos campos de gênero e sexualidades e a conjuntura nacional e, de modo mais extenso, latino-americana. Cumprimos essa missão, obviamente, com todas as lacunas que um empreendimento desses compreende.O tema que imaginamos para sulear nossa trajetória na feitura do IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança foi “Conexões entre arte, ciência e política para bem viver o presente”.

 

Com essa inspiração, realizamos em 2020, no contexto da pandemia, aquilo que denominamos Parte I do nosso Seminário por meio virtual na esperança que em 2021 fizéssemos em formato presencial. Uma ação que em princípio não deveria ser extensa, acabou se constituindo por nove mesas e contando com a participação de mais de trinta convidadas e convidados. Infelizmente, ainda em meio às incertezas da pandemia, agravadas dramaticamente pelas ações intencionalmente irresponsáveis do governo federal, construímos a Parte II do Seminário ainda em formato virtual, a qual apresentamos a vocês a seguir.

 

Serão ao todo 38 atividades dispostas ao longo de 12 dias entre mesas, minicursos, rodas de conversa, encontros de redes, oficinas, lançamento de livros e sessões dos Diálogos Convergentes (apresentações de trabalhos e relatos de experiências). Um trabalho de fôlego! Para esta edição, por exemplo, foram mais de 100 trabalhos selecionados para o Diálogos Convergentes e realizaremos em quatro sessões o lançamento ou apresentação de 19 livros, na maior ação do tipo até agora realizada no Curta o Gênero.

 

Os encontros de Redes é outra ação que vale muito a pena acompanhar. Serão três encontros de Redes cearenses, uma nacional e uma latino-americana, com destaque para esta última de apresentação e informes sobre o V Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária que ocorrerá no Peru em 2022.

 

Nas cinco mesas, minicursos, rodas de conversa e oficinas temas variados e pulsantes temas convidam as e os expositores a refletirem, discutirem e proporem perspectivas “para bem viver o presente”. Questões identitárias, articulações entre os feminismos, marxismos e descolonialidades, ecossocialismo, violência institucional, o cuidado como categoria anticapitalista, gênero e infâncias, possibilidades de articulações e pedagogias que potencializem a luta coletiva estão entre os temas centrais desta edição.

 

Nosso Seminário vem forte, potente e diverso. Conceitualmente denso, mas acessível e, sobretudo, feito com muito esmero, cuidado e afeto por muita gente parceira, amiga que se achegou para criar juntas, juntos e juntes. A todo esse povo que constitui ano a ano a nossa Comissão de Tudo, nosso muito obrigado. E para quem está chegando agora, desfrute de toda a programação, divulgue e interaja conosco pelos chats e nas nossas redes sociais, afinal o Curta o Gênero e nosso Seminário só se completam quando esse fluxo se estabelece, quando conseguem incitar diálogos e tessituras para um outro mundo que já começou!

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados