X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Apresentação

Desafios feministas e de outros campos contra hegemônicos frente aos cenários sociopolíticos latino-americanos e globais atuais”. Esse foi o tema construído para sulear nosso X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança. Sobre esse processo, duas observações.

 

A primeira se refere ao ato de realizar. Como se não bastasse o esforço de concretizar esse evento anualmente com a envergadura que o mesmo tem hoje, fazê-lo em tempos de pandemia e com as restrições orçamentárias cada vez mais duras têm nos exigido em demasia. É pela conjunção desses dois fatores que o nosso Seminário há duas edições tem sido realizado virtualmente, exigindo-nos nos abstermos da presença física, do contato olho no olho, das conversas realizadas entre as atividades, do prazer de transitar entre outros corpos compartilhando afetos.

 

A segunda diz respeito ao foco teórico-político do Seminário, não somente nessa, mas já há algumas edições. Se há alguns anos afirmávamos que a potência dos feminismos reside na sua pluralidade, cada vez mais nos interessa no Curta o Gênero articular os feminismos com outros pensamentos contra-hegemônicos, não necessariamente autodesignados como feministas. O motivo para isso, o excerto de Beto Guedes e Ronaldo Bastos que abre essa programação explica melhor que parágrafos de elucubrações teóricas e epistemológicas.

 

Ademais o tempo que vivemos nos exige essa articulação, essa criação de uma frente ampla, mas que não seja somente circunstancial para barrar esse tempo fascista destruidor de vidas que atravessamos tampouco orientado por concessões aos interesses do capital ou de perspectivas conservadoras que atentam também contra como as liberdades e a vida.

 

Com esse horizonte, nosso X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança traz em sua programação, aproximadamente, 30 atividades dispostas ao longo de 10 dias entre mesas, minicursos, oficinas e sessões dos Diálogos Convergentes (apresentações de trabalhos e relatos de experiências). Serão mais 50 ativistas e pesquisadores e pesquisadoras desenvolvendo temas como estratégias de enfrentamento aos fundamentalismos e ao neoliberalismo, a questão da identidade contemporaneamente, crítica aos pseudofeminismos neoliberais e as políticas antigênero, epistemologias, políticas e práticas para preservar a vida na Terra, e muito mais.

 

Nosso Seminário vem forte, potente e diverso. Conceitualmente denso, mas acessível e, sobretudo, feito com muito esmero, cuidado e afeto com muita gente parceira, amiga que se achegou para criar juntas, juntos e juntes. E para quem está chegando agora, achegue-se, desfrute de toda a programação, divulgue e interaja conosco pelos chats e nas nossas redes sociais, afinal o Curta o Gênero e nosso Seminário só se completam quando esse fluxo se estabelece, quando consegue incitar diálogos e tessituras para um outro mundo que já começou! 

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados