IV Colorindo Gênero - Infantil
Banner Lateral

Apresentação

 

O Colorindo o Gênero é uma das várias atividades que constroem o Curta o Gênero. No entanto, essa ação é direcionada para o público infantil, tem como objetivo construir espaços onde crianças e adultos pensam e aprendem juntos, exercitando a horizontalidade dos papéis sociais, rompendo com a lógica adultocêntrica.

 

Ao longo das edições do Colorindo o Gênero, as crianças têm marcado presença em algumas das outras atividades, como no Gênero em Cena (teatro), na Mostra Internacional Audiovisual (sessões de curta-metragens infantis) e no Seminário (Minicurso). A intenção é que esse público possa circular e se fazer presente nos diversos espaços pensados para o Curta o Gênero. Inclusive, como construtores desse processo. Grupos de crianças parceiras do evento, em Fortaleza e de outras cidades do Brasil, participam de reuniões virtuais desde 2021 para compartilharem ideias. Nesta edição, foi realizada uma curadoria com 15 crianças e 04 adultos para construir a programação das duas sessões audiovisuais infantis.

 

Em 2022, além da temática de gênero, nos aproximaremos novamente, das perspectivas decoloniais por meio  de um olhar sobre a situação dos povos originários brasileiros e da América Latina, considerando as violações de direitos e violências que esses vêm sofrendo desde o início do processo de invasão portuguesa e espanhola em nosso continente, com um agravamento substantivo desse cenário, no caso do Brasil, a partir da eleição do atual presidente da República. Vivemos um momento no qual corremos o risco de naturalizar situações nas quais crianças e adolescentes indígenas são sequestradas, humilhadas, violentadas e mortas por garimpeiros, enquanto que o agronegócio e o extrativismo descontrolado são incentivados pelos governantes.

 

Importante que esses acontecimentos sejam trabalhados com as crianças, que na construção de suas cidadania estas questões não lhes sejam alheias. Assim, o IV Colorindo o Gênero, pretende abrir espaço para oficinas com facilitadores que convivam e/ou estudam o cotidiano dos povos originários, trazendo brincadeiras, conhecimentos, construção de materiais e pinturas corporais.  

 

O IV Colorindo o Gênero ocorrerá com a retomada da programação presencial em Fortaleza, no espaço do Complexo Cultural Dragão do Mar. Durante quatro dias, 19, 20, 26 e 27 de agosto de 2022, serão realizadas ações direcionadas para o público infantil: duas sessões de filmes Colorindo o Gênero, Oficinas temáticas, Peça Teatral e encerramento com Cortejo de Batuque com as crianças pelos espaços físicos do evento.

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados