X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Feminismo no Brasil – memórias de quem fez acontecer

Por Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy

Data: 15 de agosto. Horário: 18h às 19h

Local: Youtube Curta o Gênero

 

Sinopse: Feminismo no Brasil – memórias de quem fez acontecer, de Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy, nasce da ideia de registrar parte importante da história do movimento feminista nas décadas de 1960 a 1980 a partir de suas lutas políticas nas ruas, organizações e instâncias de poder. 

A obra estabelece a década de 1970 como marco no avanço das pautas feministas, principalmente a partir de 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional das Mulheres. Branca e Jacqueline apresentam datas, eventos específicos e participantes, que tinham um objetivo claro e comum: o de batalhar pelo direito das mulheres. Além dos coletivos e associações civis feministas que foram se formando neste período, Feminismo no Brasil destaca a atividade emblemática do Conselho Nacional Direitos da Mulher (CNDM), espécie de ministério das mulheres que nos anos 1980 – do qual Jacqueline Pitanguy foi presidente –  e que liderou o processo junto aos deputados e às deputadas constituintes, o que ficou conhecido como “Lobby do batom”, e que garantiu que a Constituição de 1988 se tornasse uma das mais igualitárias do mundo em termos de gênero. A publicação lembra ainda das dificuldades em avançar nas pautas sobre o racismo e os direitos reprodutivos. 

 

Autoras:

Branca Moreira Alves

Formada em História e Direito, e mestre em Ciências Políticas. Inaugurou, em 1987, junto do movimento feminista carioca, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim). Em 1992, com o movimento feminista do Brasil e do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai), criou o escritório do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). É autora de Ideologia e feminismo. A luta da mulher pelo voto no Brasil.

 

Jacqueline Pitanguy

Socióloga. Foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) de 1986 a 1989 sendo uma das protagonistas na inscrição dos direitos das mulheres na Constituição brasileira. Foi também professora na Universidade de Rutgers (EUA) e fundadora e coordenadora executiva da ONG Cepia. É autora, junto com Branca, do livro O que é feminismo, de 1981.

 

Debatedora:

Ananda Marques

Mestra em Ciência Política pela UFPI, estuda teoria política feminista.

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados