X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança
Banner Lateral

Resistências e re-existências: mulheres, território e meio ambientes em tempos de pandemia

Por Elisangela Soldateli Paim

Data: 16 de agosto. Horário: 18h às 19h

Local: Youtube Curta o Gênero

 

Sinopse: Publicado em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, o livro Resistências e re-existências: mulheres, território e meio ambiente escrito por mulheres integrantes de organizações, movimentos sociais e pesquisadoras, traz uma reflexão coletiva sobre o retrocesso de direitos duramente conquistados; a violência institucional do Estado; a desregulamentação da política de proteção ambiental; as múltiplas violências sofridas pelas mulheres no contexto da pandemia de covid 19 e a falta de acesso a alimentos de qualidade, agravada pela crise de insegurança alimentar. Em um cenário de aniquilamento da legislação ambiental, não é somente a devastação de vegetação nativa em diversos biomas que aumenta, como também os conflitos no campo e a violência contra os povos indígenas. É nesse contexto que as reflexões das autoras destacam as campanhas de solidariedade e de cuidado coordenadas pelos movimentos e organizações sociais, que compõem os processos de resistências e de (r)existências.

 

Organizadora:

Elisangela Soldateli Paim

Jornalista, doutora em ciências sociais pela Universidad de Buenos Aires, Argentina, e coordenadora latino-americana do Programa Clima da Fundação Rosa Luxemburgo.

 

Debatedora:

Cris Faustino

Feminista negra ambientalista e defensora dos direitos. Assistente Social, membro da Coordenação Colegiada do Instituto Terramar, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e Conselheira da Justiça Global.

    Receba as novidades e as informações sobre o Curta o Gênero


    Conheça as entidades
    que viabilizaram o evento

    Entidades que Apoiam
    Entidades que Apoiam
    acesso rápido

    Endereço

    Rua Carlos Juaçaba, n. 1133
    Dendê | 607140-715 | Fortaleza | Ceará

    Contatos

    (85) 3495.1887
    tecnica@fabricadeimagens.org.br
    comunicacao@fabricadeimagens.org.br

    Siga-nos:

    Site cog

    Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
    Curta o Gênero | © Copyright 2022 | Todos os direitos reservados